Como administrar conflitos em sua empresa

 em Destaque, Negócios

Administrar brigas, discussões ou desentendimentos dentro da empresa faz parte do dia a dia dos gestores. Parece simples, mas é bem comum os líderes terem bastante dificuldade em gerenciar os conflitos de maneira justa e equilibrada.

O grande desafio, em minha opinião, é transformar conflitos destrutivos em conflitos construtivos, não ficando restrito à solução imediata do problema, mas aprendendo com suas causas.

Mas para quê solucionar conflitos é tão importante?

Uma pesquisa da consultoria VitalSmarts aponta que 35% dos executivos ouvidos desperdiçam pelo menos cinco horas de trabalho por semana em discussões, afetando, dessa forma, a produtividade, o faturamento e o equilíbrio emocional da equipe.

Por isso, estar atento a algumas formas de gerenciar conflitos é indispensável aos líderes, sendo parte do planejamento estratégico da organização com iniciativas de conciliação e mediação. A condução correta dos conflitos dentro das empresas envolve construir uma cultura organizacional voltada para um ambiente saudável.

Alguns procedimentos devem ser adotados na gestão de conflitos:

– Conhecer a personalidade dos seus colaboradores;
– Ouvir e entender todos os lados da história, incentivando-os a participar da resolução;
– Buscar solucionar de maneira equilibrada para as partes.
– Ser neutro e deixar a emoção de lado;
– Estimular constantemente o diálogo;
– Acompanhar o pós-conflito para evitar tensão;
– Manter os colaboradores engajados e cientes que o sucesso da empresa, depende da ação de todos juntos.

Em alguns casos, pode ser necessária a intervenção de um profissional exclusivamente treinado para dissolução dos problemas causados pelos conflitos. Existem consultores especializados, que podem ser contratados, preparados para administrar essas situações.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar